+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Dores na Coluna: conheça os tratamentos para alivio da dor


tratamentos para alivio da dor

Sentir dores na coluna não é um problema especificamente dos mais idosos; os mais jovens também sofrem desse mal em razão da má postura. Elevar peso excessivo e fazer movimentos bruscos também são outros fatores que podem desencadear as dores na coluna.

Embora a dor possa se tornar crônica, ela pode ser aliviada com a aplicação da fisioterapia ortopédica, associada à prática de exercícios físicos e prescrição de medicamentos para dor.

Conheça mais sobre alguns tipos de dor nas costas, tratamentos e formas de aliviar – e até mesmo de prevenir – as dores na coluna.

Quais os tipos mais comuns de dor nas costas?

A dor pode acometer diferentes pontos da coluna, que vão desde o pescoço até a região lombar. Para cada uma dessas áreas há um um tipo de dor que se manifesta especificamente. Dentre elas, estão:

  • Torcicolo: contratura ou “mau jeito” na região do pescoço;
  • Cervicalgia: contração muscular que causa dor na coluna cervical (região do pescoço e ombros). Esse tipo de dor é muito comum em pessoas que passam horas lendo, com a cabeça baixa, ou fica muito tempo usando computadores;
  • Lordose e escoliose: dor originada por uma curvatura anormal na coluna;
  • Lombalgia: dor na região lombar, acima do quadril. Pode ser causada pela presença de hérnia de disco ou por enfraquecimento muscular decorrente de sobrecarga de peso.

O que pode causar dor nas costas?

A dor em diferentes pontos das costas é apenas um sintoma, mas que pode indicar possíveis problemas musculares e de coluna, incluindo bico de papagaio e hérnia de disco.

Na maioria das vezes, a dor é acompanhada da sensação de ardência, queimação, retenção do músculo e dificuldade de movimentação.

Ao sentir qualquer um desses importantes, é importante buscar auxílio médico ou de um fisioterapeuta, que indicará alguns exames para facilitar a identificação da dor.

Entre os principais exames para ajudar a descobrir a causa raiz da dor nas costas estão o raio-x, a tomografia e a ressonância magnética.

Tomar remédios pode aliviar a dor?

Em alguns casos, apenas o uso de medicamentos e bolsas de água quente podem ajudar a reduzir a dor e a sensação de queimação. O tratamento clínico com medicamentos é feito com  substâncias que incluem:

  • Analgésicos;
  • Relaxantes musculares;
  • Anti-inflamatórios;
  • Injeções de diclofenaco e outros medicamentos com prescrição médica.

Os medicamentos promovem a redução da dor e da inflamação. Contudo, quando a dor caminha para se tornar crônica, a fisioterapia ortopédica é aconselhada.

Isso porque as sessões de fisioterapia, associadas a exercícios físicos específicos, fortalecem os músculos que dão sustentação à coluna, além de melhorar a postura de modo geral.

Fisioterapia ortopédica para tratar a dor nas costas

O objetivo do tratamento do fisioterapeuta ortopédico é proporcionar alívio da dor, elevar a amplitude das articulações, melhorar a força e a flexibilidade e restaurar a plena capacidade do paciente.

Os tratamentos de fisioterapia ortopédica mais utilizados atualmente são a terapia manual, que  tem como objetivo mover as articulações para reduzir a dor e restaurar a mobilidade normal delas.

Algumas técnicas de massagem de relaxamento e compressão leve promovem a recuperação muscular e dos ligamentos.

Muitos fisioterapeutas recomendam também a terapia de ultrassom, com uso de uma máquina que produz ondas ultrassônicas. Essas ondas são transmitidas para a área afetada com o uso de um gel condutor.

A estimulação neuromuscular é outra técnica aplicada em casos de dores fortes. Uma máquina elétrica com correntes variáveis é aplicada, usando eletrodos para fortalecer os músculos enfraquecidos.

Conheça os tratamentos oferecidos pela Physio Institute

Todos esses procedimentos visam a melhora significativa dos pacientes, e são oferecidas na Physio Institute, localizada na Vila Nova Conceição, próxima ao Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A Physio é uma clínica especializada em fisioterapia ortopédica e outras modalidades da fisioterapia, tendo em seu corpo clínico especialistas em fisioterapia esportiva e RPG.

Venha até nossa Clínica de Fisioterapia e faça sua avaliação!


<- Voltar