+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Dor no joelho? Saiba mais quais são os principais problemas e tratamentos.

A principal função do joelho é auxiliar no movimento da marcha (andar) e em alguns movimentos específicos do esporte, como correr, chutar e saltar.


Estrutura do joelho

O joelho é constituído pelos ossos do fêmur, tíbia e patela (rótula). Na articulação do joelho, existem estruturas que são fundamentais para o bom funcionamento, como a cartilagem, meniscos, ligamentos e músculos. A principal função do joelho é auxiliar no movimento da marcha (andar) e em alguns movimentos específicos do esporte, como correr, chutar e saltar.

Fonte: http://saude.culturamix.com/doencas/tendinite-no-joelho-o-que-e-e-como-tratar
Figura 1. Ilustra as estruturas que fazem parte do joelho (ligamento, meniscos, cartilagem, tendões e músculos).

Problemas no joelho

Quem nunca sentiu algum desconforto no joelho? Devido à sobrecarga do corpo, bem como, outras atividades repetitivas que exigem de maneira exaustiva da articulação do joelho, essa é uma região do corpo muito frequente de lesões.

As lesões do joelho podem ser divididas em traumáticas ou por overuse. As lesões decorrentes de traumas, pancadas ou entorses, normalmente resultam em lesões/rupturas dos ligamentos, meniscos e até mesmo fraturas da estrutura óssea. As lesões por overuse são causadas pelo uso excessivo e sobrecarga sobre articulação do joelho, o que resulta em tendinites, bursites, condromalácia (amolecimento da cartilagem) e artrose (desgaste da cartilagem).

Fonte: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-a-dor-no-joelho-naturalmente-7076.html
Figura 1. Ilustra a dor na região do joelho.

Sintomas das lesões no joelho

Os sintomas decorrentes de trauma ou entorse aparecem imediatamente após o incidente e normalmente envolve dor intensa e edema na região do joelho. Os sintomas decorrentes das lesões por overuse geralmente aparecem de forma insidiosa (sem causa), resultam em moderado desconforto (dor) e crepitação (estalidos) na articulação do joelho que com o tempo vão se intensificando (Figura 3).

Fonte: http://saude.culturamix.com/doencas/tendinite-no-joelho-o-que-e-e-como-tratar
Figura 3. Ilustra a inflamação do tendão infrapatelar (tendinite).

Tratamento das lesões do joelho

Dependendo da gravidade da lesão, o tratamento pode ser conservador, com o uso de medicamentos e fisioterapia ou cirúrgico para reparação do problema.

O tratamento fisioterapêutico para os problemas do joelho podem variar conforme a gravidade da lesão. Diferentes recursos fisioterapêuticos, como eletrotermoterapia (ultra-som, laser, magnetoterapia, ondas curtas, ondas de choque e TENS), terapia manual, acupuntura e exercícios específicos de fortalecimento e alongamento voltados para ganhar flexibilidade e trazer estabilidade para a articulação do joelho são os recursos e técnicas mais utilizados.

Fonte: www.physioinstitute.com.br
Figura 3. Ilustra o processo de avaliação e tratamento individualizado do Programa de Reeducação Postural da Physio Institute.

Equipe Physio Institute

A Physio Institute oferece um tratamento personalizado e individualizado, com o que existe de mais efetivo e inovador em reabilitação para a recuperação do seu joelho. À Physio Institute é uma empresa comprometida com a qualidade no atendimento, com profissionais especializados na área de reabilitação do joelho.


<- Voltar