+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Hérnia de disco: como tratar

Entre as diversas estruturas que compõem a nossa coluna estão os discos intervertebrais, cuja principal função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecendo os impactos, porém permitindo o movimento entre elas.


Entre as diversas estruturas que compõem a nossa coluna estão os discos intervertebrais, cuja principal função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, amortecendo os impactos, porém permitindo o movimento entre elas.

Quando, por alguma razão, parte desse disco intervertebral sofre desgaste e sai de sua posição normal, passando a comprimir as raízes dos nervos da região, temos então a hérnia de disco.

O problema afeta principalmente as regiões lombar e cervical, pela movimentação local e por suportarem muita carga. Além do desgaste natural, forçar demais os músculos das costas para levantar peso excessivo também pode desencadear as hérnias. Fumo, sedentarismo e traumas diretos são outros fatores de risco.

Lá e cá

Em muitos casos a hérnia de disco não gera nenhum sintoma, pois eles variam de acordo com a raiz nervosa que está sofrendo a compressão. Em outras circunstâncias é a dor localizada – e muitas vezes intensa – o sintoma mais comum. Quando o problema se localiza em um disco da coluna cervical, as dores podem se irradiar para braços, mãos e dedos. Se na coluna lombar, pernas e pés podem ser afetados. Também podem ocorrer formigamentos e dormências nos membros, assim como perda de força nas pernas e incontinência urinária, caso o comprometimento do disco esteja em grau elevado.

O diagnóstico é feito pelo médico, que solicitará exames de imagem para determinar a região e tamanho da lesão.

A solução

Sabe aquele ditado que diz que “a prevenção é o melhor remédio”? Pois é, ele se encaixa perfeitamente aqui. Inúmeras pesquisas apontam que manter uma atividade física equilibrada, de qualidade e respeitando sua idade e condição física é a melhor receita para prevenir dores nas costas.

Porém, se o problema já estiver instalado, a maneira mais eficaz de resolvê-lo é com uma abordagem progressiva: tratamento da dor na fase aguda, reabilitação e manutenção do condicionamento adquirido posteriormente.

Aqui na Physio dispomos de profissionais altamente capacitados e os melhores recursos e equipamentos para alcançar resultados rápidos, como por exemplo:

  • Maca de descompressão
  • Shockwave
  • Hidroterapia
  • Fitness clínico
  • Condicionamento Físico Assistido
  • Pilates

Queremos que você se mantenha ativo e fazendo o que gosta em todas as idades. E para isso é importante cuidarmos bem das articulações, ossos e músculos. Estamos aqui para ajudar você nessa tarefa.


<- Voltar