+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Lombalgia ou Lombociatalgia? Você sabe qual é a diferença entre esses dois termos?

Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamentos destes problemas na coluna.


Saiba mais sobre as causas e tratamentos esses problemas na coluna.

Estrutura da coluna lombar

A região lombar está localizada na parte inferior da coluna (Figura 1). Essa região da coluna possui estruturas ósseas maiores e mais fortes devido a sobrecarga que ela suporta. A principal função dessa região é produzir movimentos da coluna, transferir cargas do tronco para a pelve, e conectar o tronco com os membros inferiores.

Fonte: www.neurocirurgiabh.com
Figura 1. Ilustra a região da coluna lombar.

Lombalgia ou Lombociatalgia?

A dor na região lombar da coluna é chamada de lombalgia (Figura 2). Agora, quando a dor esta na região lombar (lombalgia) e ao mesmo tempo a dor irradia para a parte posterior da perna, essa alteração é chamada de lombociatalgia ou simplesmente de ciatalgia, decorrente da inflamação do nervo ciático que percorre toda parte posterior da perna (Figura 3).

Fonte: www.fisioterapianazzani.it
Figura 2. Ilustra a dor apenas na região lombar (Lombalgia).

Fonte: www.rafaeltraining.blogspot.com
Figura 3. Ilustra a dor na região lombar com irradiação para a perna (Lombociatalgia).

Os sintomas e causas

Os principais sintomas são: dor aguda (pontada) ou crônica; parestesia (formigamento) e redução de força muscular no membro inferior. A hérnia de disco é uma lesão muito comum na lombalgia (Figura 4). A hérnia de disco pode se causada por sobrecarga na coluna, movimento repetitivo da coluna e longas horas de trabalho sentado.

Fonte: www.physioworks.com.au
Figura 4. Ilustra o disco intervertebral normal e com lesão (hérnia de disco).

Tratamento da coluna Lombar

O tratamento fisioterapêutico em uma primeira fase tem o objetivo de reduzir o quadro inflamatório e de dor. Nessa primeira fase são utilizados recursos de eletroterapia, termoterapia (calor superficial e profundo), terapia manual (Figura 5) e acupuntura para liberação e relaxamento da musculatura. Posteriormente, outros recursos, como a maca de tração/descompressão e exercícios específicos de fortalecimento e alongamento (RPG, Pilates e outros) são utilizados com o objetivo de dar estabilidade para coluna lombar e evitar novas crises de dor (Figura 6).

Fonte: www.espacoergo.com.br
Figura 5. Ilustra o tratamento com terapia manual para lombalgia.

Fonte: www.marciotannure.com.br
Figura 6. Ilustra o fortalecimento muscular para estabilização da coluna.


<- Voltar