+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Problemas na coluna?

Saiba mais como funciona sua coluna, quais os principais problemas e tratamentos.


Saiba mais como funciona sua coluna, quais os principais problemas e tratamentos. 

Estrutura da coluna

A coluna é uma estrutura complexa com principal função de transferir cargas da cabeça e tronco para a pelve, e conectar o tronco com os membros superiores e inferiores. Ela é composta por vários ossos, articulações, ligamentos, discos intervertebrais, nervos e músculos, sendo dividida em região cervical, torácica e lombar.

Fonte: www.news.alkipage.com
Figura 1. Ilustra a coluna vertebral.

Problemas na coluna

Quem nunca sentiu algum incomodo na coluna? De acordo com estudos realizados no Brasil e no mundo, a dor na coluna afeta de 60% a 90% da população adulta. A região lombar é o local da coluna com maior incidência de dor (lombalgia), seguido da região cervical (cervicalgia), como mostra a figura 1.

Os problemas na coluna vertebral podem variar desde uma simples lesão muscular (distensão) até uma hérnia disco, o que pode resultar em diferentes sintomas no corpo.

Fonte: www.entregademedicamentos.com.br
Figura 1. Ilustra a dor na região lombar e cervical.

Sintomas das lesões na coluna

A dor na coluna é um indicativo de algo esta errado e precisa ser tratado para que o quadro não se agrave! Os principais sintomas são: dor aguda (pontada) ou crônica, parestesia (formigamento) e redução de força muscular. Esses sintomas também podem estar acompanhados de dor irradiada para os braços, chamado de cervicobraquialgia (Figura 3) ou para as pernas, chamado de lombociatalgia (Figura 4).

Fonte: www.institutodr-miguelreis.blogspot.com.br
Figura 3. Ilustra a inflamação do nervo braquial (braquialgia).

Fonte: www.rsaude.com.br
Figura 4. Ilustra a inflamação do nervo ciático (ciatalgia).

Causas das lesões na coluna

Embora os problemas com a coluna apresentem uma relação com o excesso de sobrecarga, como pegar objetos pesados, estudos recentes tem demonstrado uma alta incidência de lesões na coluna em indivíduos que permanecem muito tempo sentado. Diante das mudanças do hábito de vida e no local de trabalho decorrentes da informatização e tecnologia, as pessoas estão cada vez mais sedentárias e mais obesas. A posição sentada provoca um enfraquecimento da musculatura da região abdominal e tronco, o que pode favorecer ao aparecimento de problemas na coluna.

Fonte: www.fisiostudio.wordpress.com
Figura 5. Ilustra a flexão e pressão sobre a coluna.

Fonte: Kroemer e Grandjean, 2005
Figura 6. Ilustra a pressão sobre a coluna vertebral nas diferentes posições do corpo.

Tratamento das lesões na coluna

Dependendo da gravidade da lesão, o tratamento pode ser conservador, com o uso de medicamentos e fisioterapia ou cirúrgico para reparação do problema.

O tratamento fisioterapêutico para os problemas da coluna podem variar conforme a gravidade da lesão. Diferentes recursos fisioterapêuticos, como maca de tração/descompressão (Figura 7), eletrotermoterapia (anti-inflamatório e analgésico), terapia manual, acupuntura e exercícios específicos (RPG, Pilates e outros) podem ser utilizados para tratamento dos problemas da coluna.

Fonte: Physio Institute
Figura 7. Ilustra o tratamento na maca de descompressão para lombalgia.

O mais importante é que além do tratamento para o controle da crise de dor, é fundamental um trabalho de manutenção e prevenção para reduzir ou evitar novas crises. Para tanto, é importante que a musculatura da região abdominal e tronco estejam bem preparadas (fortes e flexíveis), de modo a promover uma melhor estabilização da coluna (Figura 8).

Fonte: Physio Institute
Figura 8. Ilustra o fortalecimento muscular para estabilização da coluna.


<- Voltar