Dores No Quadril: Causas Mais Comuns e Tratamentos

Publicada em : 23/01/2019

Dor no quadril pode ser definida como uma disfunção ou sintoma que afeta esta articulação ou a área ao redor. Pode ter origem multifatorial e acomete pessoas de diferentes idades.

Ela pode ser ocasionada por lesões diretas no quadril ou até mesmo ser secundária a uma lesão em outra articulação. No segundo caso, ocorre que as articulações próximas, quando não tratadas, podem passar a gerar problemas em outros locais.

As dores no quadril podem ser mais comuns e frequentes do que a maioria de nós imagina. Porém, na maioria das vezes passam quase despercebidas, porque os sintomas são leves e passageiros e assim não geram preocupação.

Mas há alguns casos onde a dor se torna cada vez maior, aparece com uma maior freqüência e passa até mesmo a atrapalhar as atividades de vida diária que a pessoa está acostumada a realizar.

É exatamente neste momento que ela passa a se tornar algo preocupante e é por isso que se deve procurar a causa do problema e o tratamento adequado.

Existem algumas patologias que são caracterizadas como as causas mais comuns de dores no quadril. Hoje iremos saber um pouco mais sobre cada uma delas e quais são as melhores alternativas de tratamento.

Patologias que mais afetam o quadril

Existe uma infinidade de doenças que podem afetar a articulação do quadril, causando sinais e sintomas comuns, como:

·         Dores

·         Desconforto

·         Limitação do movimento

·         Claudicação

·         Diminuição ou perda da função

Porém, existem algumas patologias que, devido às condições do ambiente onde a pessoa vive, tipo de atividade que ela exerce e o estilo de vida, podem afetar a maioria dos indivíduos com uma maior frequência do que as demais. São elas:

Bursite no Quadril

As bursas são estruturas que estão presentes em diversas articulações e têm por função evitar o atrito entre o músculo/tendão e o osso. Entretanto, existem algumas situações que podem causar a inflamação desta bursa.

Quando há uma inflamação na bursa coxofemural, isto faz com que o indivíduo venha a sentir dor na região lateral da perna/quadril.

Tratamento:

Neste caso, normalmente como tratamento é indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e terapia conservadora com a fisioterapia.

Em casos mais graves, nos quais o tratamento anterior não está sendo efetivo, o paciente normalmente é encaminhado para a intervenção cirúrgica.

Compressão do Nervo Ciático

O nervo ciático se origina de um par de raízes nervosas que saem de cada lado da coluna vertebral e passam pelos glúteos e joelhos, até chegar na região dos pés.

Quando há a compressão do mesmo, o paciente pode vir a ter sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e queimação. Todas essas sensações podem se irradiar ao longo do membro.

Tratamento:

Neste caso, o tratamento indicado normalmente é repouso, uso de medicamentos para a redução da dor e da inflamação, além de tratamento fisioterapêutico.

Artrite ou Artrose

Embora acometa normalmente pessoas com idade acima de 60 anos, a artrite/artrose pode ocorrer em indivíduos mais novos. Ela é caracterizada pela inflamação da articulação (artrite) seguida da degeneração da mesma (artrose).

Tratamento:

Uso de medicamento para redução da dor e do processo inflamatório, assim como a realização de fisioterapia, esses são os tratamentos mais indicados para amenizar o quadro.

Osteíte Necrosal ou Osteonecrose

A osteíte pode ser definida como uma condição patológica, neste caso, atinge os ossos do quadril, podendo gerar necrose no local afetado. Ou seja, destruição e morte celular do tecido ósseo.

A necrose ocorre principalmente pelo fato de que, por diversos motivos, o aporte sanguíneo, ou seja, a circulação sanguínea local é interrompida.

Embora muitas pessoas não tenham ouvido falar sobre esta patologia, ela é mais comum do que se pensa.

Tratamento:

Nesta situação, o tratamento normalmente é cirúrgico, tanto para descompressão do local acometido, quanto para a colocação de uma prótese no local para reconstituir a articulação.

Sempre que é realizada a cirurgia, no próprio hospital já é indicada a realização da fisioterapia, para acelerar a recuperação do paciente e devolver a função do membro o mais rápido possível.

Sinto dores no quadril e os sintomas não melhoram! O que fazer?

Neste caso, o melhor a ser feito é procurar um médico para que possa ser feito o diagnóstico correto do problema. Após a realização de testes e exames complementares adequados, o médico indicará qual é o melhor tipo de tratamento a ser feito.

Na grande maioria dos casos, o acompanhamento com um profissional fisioterapeuta é imprescindível para a boa recuperação e consequente sucesso e efetividade do tratamento.

Sendo assim, procure profissionais de confiança e tenha de volta a sua qualidade de vida!

Fisioterapia em São Paulo, você acha na Physio Institute.