+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Fisioterapia De Reabilitação Esportiva Home Care


Autor: Daniel Padilha - Coordenador Clínico / CREFITO: 3/235810-F

Publicada em : 24/12/2018

 

A fisioterapia esportiva é um tipo de atendimento voltado para a reabilitação de atletas de alto rendimento ou atletas amadores que adquiriram lesões provenientes de suas práticas esportivas.

Neste caso, existem os mais diversos tipos de lesões que podem vir a acometê-los, atingindo os mais variados segmentos corporais, incluindo articulações, grupos musculares, tendões, ligamentos e até mesmo os ossos.

Estas patologias podem atingir os mais variados atletas, como jogadores de futebol, vôlei, tenistas, corredores, entre outros. Há ainda o fato de que algumas modalidades esportivas deixam os atletas que a praticam mais propensos a desenvolver algumas lesões, devido a alguns movimentos específicos que são executados frequentemente durante a prática.

Entre os tipos de lesões mais comuns estão o rompimento dos ligamentos cruzados, lesões nos meniscos, estiramento de músculos, tendinites em geral, torções de tornozelo e alguns tipos de fraturas.

O mecanismo pelo qual ocorre a lesão proveniente da atividade esportiva normalmente acontece através de micro lesões que vão sendo causadas com o tempo. Essas lesões que vão ocorrendo repetidamente, vão causando alguns incômodos e gerando dores mais leves ou um certo desconforto ao atleta, que muitas vezes não dá muita importância ao fato.

Porém, com o tempo, a dimensão e a proporção desta lesão vão aumentando até que algum evento específico, na maioria das vezes ocorrida durante a realização de um movimento feito durante a prática esportiva, como por exemplo, uma rotação do joelho, um choque com o adversário ou um movimento errado, acaba causando uma lesão maior.

Normalmente quando a lesão é descoberta antes de tomar proporções maiores, o tratamento conservador com a fisioterapia é totalmente indicado como uma forma de evitar ou pelo menos evitar que o paciente tenha que ser submetido a uma intervenção cirúrgica, cuja recuperação é bem mais complicada e demorada.

Porém, há alguns casos onde a intervenção cirúrgica é realmente o meio mais indicado para tratamento emergencial, mas mesmo assim a fisioterapia pré-cirúrgica quando possível e o tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico são elementos essenciais para determinar o sucesso do tratamento e o retorno à função.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a reabilitação esportiva pode ser muito bem realizada dentro do contexto Home Care, ou seja, dentro do domicílio do paciente, sendo assim vamos falar um pouco sobre os objetivos da Fisioterapia Home Care dentro da reabilitação esportiva.

Reabilitação Esportiva dentro do contexto de atendimento Home Care

 

A Fisioterapia Home Care para tratamento de paciente com lesões adquiridas através da prática de uma modalidade esportiva, tem como objetivo oferecer um tratamento focado em promover analgesia, diminuir o processo inflamatório, alongar e fortalecer a musculatura ao redor da articulação afetada, aumentar o equilíbrio e a propriocepção e promover o retorno gradual à atividade realizada evitando a recidiva da lesão. Neste caso, a avaliação física também é adaptada para ser realizada de forma eficiente dentro do ambiente domiciliar.

Para alcançar todos estes objetivos, o profissional fisioterapeuta irá se preparar de forma adequada, se munindo de todo o conhecimento e equipamentos necessários para que o retorno do paciente as suas atividades seja feito da melhor forma possível.

Todo esse tratamento é feito de forma eficiente e dinâmica, aliado às vantagens de que o paciente possui toda a comodidade e conforto por poder realizar o tratamento dentro de sua própria casa.

Isto também faz com que o tratamento seja totalmente especializado e personalizado para atender de forma eficaz todas as necessidades daquele paciente em específico.

Além disto há o fator econômico, que exerce uma forte influência sobre esses casos, sendo que o atendimento Home Care possui um ótimo custo benefício, trazendo conforto e praticidade para o paciente, que não precisará se locomover até uma clínica. Outra coisa importante a ser salientada, é que muitas das vezes, devido ao fato de ser um tratamento mais individualizado e realmente focado naquilo que aquele paciente necessita, o tempo necessário para a recuperação pode ser bem menor que o esperado.

Embora algumas vezes o tratamento realizado dentro de uma clínica seja mais viável, dependendo de algumas situações mais específicas, a reabilitação esportiva Home Care é a melhor opção de tratamento devido às mais diversas vantagens que oferece ao paciente. Sendo assim, entre em contato com um profissional qualificado e marque a sua avaliação para que você possa começar a usufruir destes benefícios que só a Fisioterapia Home Care pode te oferecer.

A Physio Institute está preparada para atender Home Care em São Paulo com a qualidade e eficiência que você merece.

Agende Aqui


<- Voltar