Fisioterapia Home Care No Tratamento De Doenças Degenerativas Crônicas

Publicada em : 24/12/2018

As doenças degenerativas crônicas são conhecidas como sendo patologias que irão afetar diretamente o funcionamento de algumas células, de alguns tecidos e órgão ou até mesmo de um sistema corporal.

Elas são responsáveis por afetar das mais diversas formas o organismo dos seres humanos, de forma a alterar diretamente o funcionamento do nosso organismo de maneira totalmente negativa, pois com isto há o surgimento de vários desequilíbrios no nosso corpo e conseqüente queda da nossa saúde e qualidade de vida.

Existem os mais diversos tipos de doenças degenerativas, que vão desde doenças cardíacas e reumatismo, até Mal de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA, ou a Esclerose Múltipla.

Todas essas doenças possuem características diferentes umas das outras e podem ter fatores causais bem diferentes também. As principais causas são hereditárias (como Machado-Joseph e Distrofia Muscular de Duchenne) ou desconhecidas (como ELA e Alzheimer).

Existe uma enorme gama de doenças degenerativas, sendo que umas podem ser mais graves e agressivas que as outras, podendo atingir diferentes indivíduos, com as mais diversas características, gêneros ou idades.

Essas doenças podem ser identificadas ou apresentar alguns pequenos sinais ainda durante a infância ou então vir a demonstrar os seus primeiros sintomas somente depois de muitos anos, já durante a vida adulta, ou até mesmo quando o indivíduo já se encontra em uma idade mais avançada.

O grande problema dessas doenças degenerativas é que justamente por serem denominadas crônicas, elas não possuem uma cura efetiva. Sendo assim, o mais adequado e indicado é a realização de algum tipo de tratamento, conservador ou não, que possam trazer a este paciente algum conforto e melhor qualidade de vida.

Embora haja muitos estudos sendo realizados em torno da origem destas doenças, sempre com foco em buscar alguma forma de evitá-las ou até mesmo curá-las depois de instaladas, os avanços da ciência são relativamente lentos. Porém já se é possível em alguns casos, ao menos deter o avanço da doença, aumentando também a expectativa de vida destes pacientes.

É muito importante lembrar que em praticamente todos os casos, o tratamento destes pacientes deve ser realizado durante toda a sua vida, priorizando sempre a busca em oferecer a melhor qualidade de vida possível deste paciente. E é justamente nesta parte que a fisioterapia pode ser aplicada como uma excelente aliada.

Fisioterapia Home Care no tratamento de pacientes com doenças degenerativas crônicas

Como já foi dito anteriormente, a fisioterapia possui extrema importância para promover a melhora das condições e atividades que são realizadas pelos pacientes portadores de alguma doença degenerativa crônica.

Isto porque ela atua diretamente nas necessidades requeridas por aquele paciente, de forma individualizada e personalizada, fazendo com que haja a lentificação da progressão da doença ou em alguns casos até mesmo impeça a sua evolução, trazendo impactos expressivos não só na vida do paciente, mas também na vida dos familiares e pessoas que estão a sua volta.

Um dos principais problemas enfrentados pela maioria dos pacientes que já se encontram em um estágio um pouco mais avançado é justamente a dificuldade na locomoção, o que é causado por diversos fatores.

Porém, com a realização do atendimento fisioterapêutico há a vantagem de que este paciente não necessita sair de sua casa para receber o tratamento, pois o profissional da área de fisioterapia vai até a sua casa.

Todo o tratamento é realizado de acordo com as condições daquele paciente em específico, fazendo todas as adaptações necessárias para que a pessoa realize os exercícios de forma correta, promovendo assim a sua evolução com o tratamento.

Neste caso, o fisioterapeuta irá trabalhar não somente a parte de reabilitação músculo-esquelético, mas também irá propor exercícios que irão atuar diretamente na prevenção de problemas cardiorrespiratórios, que são muito comuns e costumam acometer a grande maioria dos pacientes portadores de doenças degenerativas crônicas.

Sendo assim, podemos dizer que nestes casos a Fisioterapia Home Care possui um importante papel na promoção da saúde, bem estar e qualidade de vida desse pacientes, oferecendo o melhor tipo de tratamento possível dentro das condições oferecidas por cada paciente.

A melhor equipe de Fisioterapeutas para Home Care em São Paulo você encontra na Physio Institute.