+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Fisioterapia Home Care Pós-Cirurgia


Autor: Daniel Padilha - Coordenador Clínico / CREFITO: 3/235810-F

Publicada em : 24/12/2018

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a passar por algum tipo de intervenção cirúrgica, seja ela de pequeno ou grande porte.

Porém, o que muita gente ainda não sabe é que na esmagadora maioria dos casos, logo após a cirurgia, seja ela ortopédica, neurológica, cardíaca, plástica ou afins, muito provavelmente lhe será indicada a realização de um tratamento conservador com fisioterapia e que esta é uma ferramenta crucial para determinar a sua evolução no tratamento.

É importante saber, que os objetivos e o tipo de tratamento fisioterapêutico a ser desempenhado nestes casos irão depender muito do tipo de procedimento cirúrgico ao qual o paciente foi submetido e das condições nas quais ele se encontra.

Para que estes objetivos e metas sejam traçados, é necessário primeiramente que o fisioterapeuta conheça o paciente e faça uma avaliação física completa do mesmo, levando em conta também alguns fatores, como o seu histórico de saúde antes da intervenção e também qual foi o fator causal que o levou a ser submetido a tal procedimento.

Todas estas informações serão obtidas através da ficha de avaliação do paciente, que em conjunto com as informações médicas fornecidas servirão como um tipo de ferramenta principal para servir como base para o tratamento daquele indivíduo.

Muitas vezes, este primeiro contato com o profissional da área de fisioterapia é feito até mesmo dentro do próprio ambiente hospitalar, porém para que seja dado continuidade ao tratamento, é necessário que assim que sair do hospital ou assim que houver liberação médica, o paciente procure um fisioterapeuta.

Nestes casos, a fisioterapia irá funcionar como uma espécie de arremate, determinando diretamente o pleno sucesso do procedimento cirúrgico que foi realizado, ou seja, na maioria das vezes o resultado final da cirurgia só poderá ser comprovado e visto de fato com a evolução e o término do tratamento conservador realizado após a cirurgia.

Muitos pacientes chegam a procurar a clínica de fisioterapia, mas por motivos  diversos acabam desistindo no meio do tratamento e não conseguem obter o melhor resultado, o que irá interferir diretamente no bem estar da pessoa, qualidade de vida e até mesmo na realização de suas atividades diárias.

Porém, as chances de isto vir a acontecer pode diminuir bastante caso o paciente opte por realizar o tratamento com a Fisioterapia Home Care focada na recuperação pós-intervenção cirúrgica.

 

Tratamento com Fisioterapia Home Care para pacientes pós-intervenção cirúrgica

 

O tratamento fisioterapêutico Home Care ou atendimento domiciliar, como também é conhecido, pode ser aplicado nos mais diversos contextos, inclusive para o tratamento de pessoas que tiveram de ser submetidas a algum tipo de cirurgia.

Como dito anteriormente, nestes casos, as considerações médicas e a avaliação física realizadas pelo fisioterapeuta terão um papel essencial na determinação dos objetivos e metas a serem alcançadas conforme for ocorrendo a evolução deste tratamento.

Entre os objetivos principais da fisioterapia Home Care estão a diminuição do processo inflamatório e da dor sentida pelo paciente, mobilização passiva e ativa da articulação, alongamento, fortalecimento muscular, utilizando tanto correntes elétricas como o próprio peso corporais e elementos externos.

Além disto, este tipo de trabalho realizado desempenha um importante papel quanto ao retorno gradual das atividades a serem desempenhadas pelo indivíduo, diminuindo ao máximo a chance de haver algum tipo de recidiva ou até mesmo alguma nova lesão.

Dentro do contexto do atendimento Home Care há também a realização de possíveis adaptações que podem ser feitas diretamente pelo fisioterapeuta dentro do ambiente onde o paciente vive, de forma a facilitar algumas atividades e promover uma melhor qualidade de vida ao mesmo.

Todos estes itens citados aliados à comodidade e à ausência da necessidade de locomoção até um local, que pode ser bem complicado por diversos motivos, entre eles a dificuldade de movimentação causada pela própria cirurgia, problemas com transporte ou até mesmo a falta de alguém que possa acompanhá-lo até uma clínica, fazem com que o atendimento fisioterapêutico Home Care seja uma excelente opção de tratamento para pessoas que tiveram de ser submetidas a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

 

Quando precisar de bons profissionais para Home Care Em São lembre se entrar em contato com a Physio Institute.

 

 

 

 


<- Voltar