+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Por que atletas amadores deveriam fazer Fisioterapia Preventiva no Esporte?


Autor:

Publicada em : 24/08/2018

Os atletas amadores ou os famosos atletas de fim de semana (aqueles que praticam esportes de vez em quando), sabem que a prática de esportes faz bem à saúde e é recomendada por todos os médicos.

Mas a falta de um preparo físico adequado e de frequência nas atividades físicas faz com que os atletas amadores tenham as articulações do corpo comprometidas, assim como músculos e nervos, que sofrem com o esforço e o impacto sem estarem devidamente preparados para isso. E é nesse contexto que entra em cena a Fisioterapia Preventiva no Esporte.

 Engana-se quem pensa que só os atletas profissionais necessitam de acompanhamento médico e fisioterápico para o preparo físico. Na realidade, as pessoas que fazem atividades físicas apenas aos finais de semana, ou mesmo aqueles que levam o esporte mais a sério (alguns até participam de competições e maratonas), precisam tantos cuidados fisioterápicos quanto os veteranos. Isso porque, diferente dos atletas profissionais, eles não têm o conhecimento necessário sobre o seu próprio corpo e sobre seus movimentos.

Se você é atleta profissional, amador, participa de competições religiosamente, ou joga aquela partida de futebol a cada 20 dias, saiba que a Fisioterapia Preventiva no Esporte é essencial em todos esses casos. Neste post, você vai conhecer os benefícios dela para o seu corpo!

 O que é a Fisioterapia Preventiva no Esporte?

A Fisioterapia Esportiva é uma prática especializada que se concentra na prevenção, avaliação, tratamento, reabilitação e aprimoramento do desempenho do indivíduo fisicamente ativo.  

A fisioterapia preventiva esportiva inclui as intervenções que auxiliam quem pratica algum tipo de atividade física na prevenção de lesões e, mesmo que sofram algum tipo de lesão, possam continuar mantendo suas atividades com interrupções mínimas.

Fisioterapia Preventiva x Melhoria de performance


Uma das funções mais importantes da fisioterapia esportiva preventiva é a melhoria da performance dos atletas. E esta melhoria de desempenho é feita de diversas maneiras.

A base do aprimoramento do desempenho é desenvolvida por meio de uma avaliação minuciosa dos sistemas neuromusculoesqueléticos, cardiovasculares e pulmonares feita pelos fisioterapeutas especializados.

Os resultados desta avaliação são compilados em um relatório completo, que tem por objetivo descrever os pontos fortes e fracos do perfil físico de um indivíduo.

Com o perfil traçado, é possível direcionar o atleta para uma atividade atlética específica, ou seja, aquela que mais se enquadra ao seu tipo físico e sua capacidade física.

Deficiências de flexibilidade, força muscular e resistência, e nos sistemas aeróbicos / anaeróbicos podem ser delineadas e trabalhadas em um regime de treinamento específico, que pode sofrer alterações de acordo com as avaliações durante o acompanhamento do indivíduo.

Como o Programa Physio Runner Prevention pode ajudar os corredores amadores?

O Physio Runner Prevention é um programa desenvolvido pela clínica de fisioterapia Physio Institute com o objetivo de oferecer aos corredores amadores ou profissionais um condicionamento físico satisfatório e seguro para a prática do exercício. Ao seguir o programa elaborado pelos fisioterapeutas da clínica, o atleta melhorará seu desempenho, ao passo em que conquistará músculos mais fortes, maior potência, além de mais agilidade, flexibilidade, mobilidade e menos riscos de lesões, trazendo longevidade esportiva.

Quer saber mais sobre fisioterapia preventiva esportiva? Venha nos conhecer! Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.

Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 454 - Jardins, São Paulo

(11) 2157-8329 | (11) 2157-8124 | WhatsApp: (11) 97426-4354

 


<- Voltar