+55 11 2157-8329 | +55 11 2157-8124

News

Qual a importância e benefícios da Fisioterapia Ortopédica?


Autor:

Publicada em : 24/08/2018

 A Fisioterapia Ortopédica é uma especialização da fisioterapia destinada a identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas esferas da promoção, prevenção, tratamento, habilitação e reabilitação. A fisioterapia ajuda na redução da dor, restaura a mobilidade e flexibilidade, aumenta a amplitude de movimento das articulações, fortalece os músculos e ajuda a manter a postura correta do corpo. Esta especialização é centrada no tratamento e prevenção de lesões relacionadas aos ossos, articulações, tendões, ligamentos e músculos, devendo ser feita apenas por profissionais habilitados em Fisioterapia.

Como é o trabalho do Fisioterapeuta Ortopédico

Primeiramente, o fisioterapeuta deve ser compreensivo e dedicado aos seus pacientes, ouvindo as queixas com atenção para que seja possível fazer um diagnóstico mais amplo. Ele deve avaliar o paciente adequadamente e depois concluir um diagnóstico. Depois disso, o especialista planeja um tratamento e o coloca em prática. A avaliação regular dos pacientes é necessária para analisar se o tratamento escolhido está dando os resultados esperados.

Benefícios da fisioterapia ortopédica

Essa ciência tornou-se um campo importante dentre todos os ramos da medicina, especialmente por promover a prevenção de problemas em diversas faixas etárias. Entre os principais benefícios da fisioterapia ortopédica estão:

Alívio da dor

A fisioterapia ajuda a aliviar a dor decorrente de várias condições ortopédicas como artrite, tendinite, laceração muscular, entorses e muito mais. A Fisioterapia ajuda a aliviar a dor e o incômodo usando várias modalidades como ultrassom e terapia de exercícios, incluindo terapia manual e mobilização.

Reduz rigidez pós-fratura

A fratura podem ter como consequência a restrição no movimento articular após a remoção de gesso ou depois da cirurgia. A fisioterapia ajuda a melhorar a amplitude dos movimentos da articulação e fortalece os músculos para a reabilitação total do paciente.

Evitar cirurgias

Existem certas condições em que a cirurgia pode ser evitada com um tratamento menos invasivo, no caso, a Fisioterapia Ortopédica. Além de reduzir as complicações pós-cirurgia, a fisioterapia é menos onerosa para os pacientes.

Diminui riscos de queda

O fisioterapeuta ensina exercícios que melhoram o fortalecimento dos músculos e aumenta a capacidade de equilíbrio do paciente, evitando quedas.

A equipe Physio Institute cuida de você!

A Physio Institute oferece tratamentos em Fisioterapia Ortopédica, desenvolvidos de modo personalizado para cada paciente e suas necessidades de recuperação. Nossa empresa, assim como nossos profissionais, somos comprometidos com a qualidade no atendimento. Por isso contamos com tecnologia de ponta em aparelhos de reabilitação ortopédica.   Venha nos fazer uma visita!


<- Voltar