Você tem dores na coluna? Saiba o que você pode fazer para aliviar a dor!

Autor: Physio Institute

Publicada em : 13/09/2018

Fisioterapia

Uma das opções de tratamentos não farmacológicos para aliviar a dor na coluna é a fisioterapia, sendo uma ótima opção para aliviar a dor. Os recursos de eletroterapia (TENS, corrente interferencial, ondas curtas, laser, ultrassom) e agentes físicos (gelo para lesões agudas e calor para lesões crônicas) são indicados para reduzir os sintomas.

Atualmente, já se fala em fisioterapia intensiva (todos os dias), que deve ser a forma preferencial, mas consultas duas ou três vezes por semana podem aliviar e controlar os sintomas.  Um dos objetivos da reabilitação fisioterápica é a prevenção, restauração ou manutenção da função e diminuição da dor.  A fisioterapia é indicada para homens, mulheres, crianças e adolescentes.

Além de incluir o alívio dos sintomas, a fisioterapia deve realizar a correção mecânica por meio de orientação de posturas ergonômicas, reequilíbrio muscular de tronco e condicionamento físico. O exercício físico faz parte da reabilitação das alterações musculoesqueléticas da coluna vertebral. Os alongamentos devem ser orientados por um fisioterapeuta, pois em determinadas lesões estes alongamentos podem não ajudar apenas no alívio dos sintomas e devem ser aplicados conjuntamente com outras técnicas para promover o condicionamento e fortalecimento muscular.

Um estudo relatou que mulheres no climatério e portadoras de dores na coluna submetidas a oficinas educativas para autocuidado e dor nas costas, após a intervenção com técnicas de fisioterapia ortopédica, houve relatos de redução significativa das dores ou desparecimento em todas as mulheres. Com estas mulheres após orientações quanto ao autocuidado, a prevenção da má postura e de prática específicas, foram favorecidas a melhora da qualidade de vida, saúde das mulheres e melhora das atividades diárias.

Acupuntura

Esta técnica chinesa possui bons resultados no tratamento da hérnia de disco para diminuir as dores trazidas por esta patologia e tem sido cada vez mais utilizada para tratamento dos distúrbios da coluna vertebral.  A acupuntura produz efeito sobre a fisiopatologia das afecções da coluna vertebral, assim como um efeito terapêutico global.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura está indicada, entre estas lombalgias, cervicalgias e dorsalgias.

Massagem

É um método de tratamento com técnicas mecânico-manuais, que produz um relaxamento muscular, libera endorfinas e alivia as dores. Uma pesquisa realizada com pacientes portadores de lombalgia ocupacional mostrou que após sessões de massagem houve redução de 86% dos níveis de dor.

Hidroterapia

É um dos recursos bastante utilizados dentro da fisioterapia tanto para tratamento quanto reabilitação; a hidroterapia é muito eficaz e clinicamente comprovada, trazendo inúmeros benefícios para o tratamento das dores da coluna. A hidroterapia é indicada para pacientes com lesões ortopédicas e musculoesqueléticas. É eficaz em casos de dor extrema, além de ajudar na redução da dor, facilitar a mobilidade e realização de exercícios e ótima para tratamentos de coluna por ser uma terapia de baixo impacto.

Pilates

O Pilates é indicado para tratamento de hérnia de disco ou outras doenças da coluna e tem ajudado muito na reabilitação. O Pilates é o tratamento mais utilizado para patologias da coluna, esta técnica trabalha a musculatura profunda do abdômen e promove uma articulação maior para a coluna vertebral  sem sobrecarga, tornando-se uma melhor escolha para não levar a lesões na coluna. A hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, são algumas das doenças da coluna beneficiadas pelo método. O Pilates ameniza as dores pois os exercícios promovem um realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura abdominal.

RPG

É um método fisioterápico, onde são trabalhadas técnicas para corrigir posturas do sistema muscular, atuando de forma integrada nas cadeias musculares, baseando-se em procedimentos de alongamentos de músculos encurtados, ajudando dessa forma na flexibilidade e correções posturais. O RPG tem como principal função ajustamento postural para reorganização dos movimentos do corpo humano, com a finalidade de permitir reorganização e reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura.

É recomendado para pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e consequentemente dores decorrentes da má postura. É indicado como terapia preventiva ou reabilitação para problemas que requerem fisioterapia para o tratamento de problemas articulares. Pode ser realizada em pessoas de todas as idades, com o correto acompanhamento de fisioterapeutas habilitados na técnica.

Low Pressure Fitness (Ginástica Abdominal Hipopressiva)

É um método postural global e sistêmico que une técnica respiratória com manobras de contração abdominal, musculatura do assoalho pélvico e apneia respiratória.  A ginástica abdominal hipopressiva é indicada para reabilitação de inúmeras patologias, além de melhora significativa nas funções de órgãos do sistema respiratório e digestivo.  Nas doenças da coluna é indicada para as artralgias crônicas, dorsalgias, cervicalgias e ciatalgias.

Ao surgirem as dores da coluna e caso persistam os sintomas, o paciente deve procurar um profissional fisioterapeuta que indicará o tratamento mais adequado.  Os tratamentos e técnicas descritas neste texto são uma das formas mais indicadas para alívio das dores das patologias acima citadas, obtendo excelentes resultados.

Agende aqui sua consulta ou ligue agora e fale com nossos atendentes

WhatsApp: +55 11 97426-4354